Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos
Apresentam um largo espectro residual, tend também grande poder bioacumulativo (se acumula nos diversos níveis da cadeia alimentar). A utilização de agrotóxicos na agricultura ocasiona o contato, direto ou indireto, do homem com esses materiais. Diretamente, devido ao contato com estas substâncias e/ou produtos em ambientes por estes contaminados. E, indiretamente, através da contaminação da biota de áreas próximas à plantações agrícolas, que acaba por desequilibrar os ecossistemas locais, trazendo uma série de injúrias aos habitantes dessas regiões.
Os efeitos nocivos do uso de agrotóxicos para a saúde humana têm sido objeto de estudos elaborados por profissionais da saúde, os quais têm detectado a presença dessas substâncias em amostras de sangue humano, no leite materno e resíduos presentes em alimentos consumidos pela população em geral, apontando a possibilidade de ocorrência de anomalias congênitas, de câncer, de doenças mentais, de disfunções na reprodutividade humana relacionadas ao uso de agrotóxicos.
Uma alternativa saudável são os alimentos orgânicos, isentos de adubos químicos e venenos para pragas, não contêm hormônios e remédios (caso de animais), não contêm corantes, conservantes químicos e aromatizantes (caso dos alimentos orgânicos processados). Consumir alimentos orgânicos é uma forma de valorizar o trabalho de quem produz, respeitar a natureza e agregar qualidade de vida a quem consome.
Comentários
Postar um comentário